Dicas para escolher um papel de parede
Está com dúvidas do que fazer para dar aquele toque a mais em algum cômodo ou na sua casa toda? Que tal escolher um papel de parede?
Essa é uma opção que pode transformar a sua decoração, e isso tudo de forma simples, sem ter muito trabalho.
Quer saber como escolher um papel de parede que combine com o restante da sua casa, loja, consultório, etc? Continue a acompanhar o post e confira várias dicas!
Qual papel de parede é melhor?
Bom, saber qual papel de parede é melhor vai depender muito do efeito que você deseja para o ambiente, entre outros fatores.
Isso porque existem mais de um modelo desse revestimento para paredes. Vamos listar quais são os principais e quais são suas características para que você possa escolher um ou vários deles:
Alto relevo
Os papéis de parede em alto relevo são indicados para quem quer um efeito de parede 3d, que é algo muito interessante. Isso porque ele possui alto relevo, como o nome sugere, com desenhos e formas.
É um tipo indicado para ambientes com pouca umidade porque são mais sensíveis. Por esse motivo também necessitam de uma limpeza mais delicada, com panos secos e aspirador de pó.
Celulose
Esse tipo de papel de parede é o mais tradicional. A celulose é o famoso papel, e por isso também é bom que se evite a aplicação em locais úmidos e que a limpeza precise ser feita de forma seca.
Necessita de uma cola especial para ser colado e de uma certa habilidade para que não sejam formadas bolhas. Por isso é recomendado contar com o trabalho de um profissional.
O ideal é que seja aplicado em superfícies lisas, sem nenhuma textura. Para isso pode ser necessário que antes da aplicação a parede seja lixada ou até mesmo que se passe uma camada de massa para uniformizar.
Adesivo
O papel de parede adesivo talvez seja o tipo mais prático para quem não quer precisar da ajuda de ninguém para a aplicação.
Esse tipo de papel de parede pode ser aplicado por qualquer um sem muita dificuldade, mas também é recomendado que a superfície esteja mais lisa.
Vinílico
Está pensando que por causa da umidade não é possível aplicar um papel de parede em ambientes mais úmidos como a cozinha? Nada disso!
O tipo vinílico é feito de PVC. Ele recebe um revestimento de vinil que o impermeabiliza e o torna mais resistente à água, inclusive podendo ser lavado com água e sabão.
A resistência do material também faz com que ele tenha uma durabilidade maior e que possa ser aplicado em superfícies mais irregulares, sem o preparo que é necessário em outros tipos.
TNT
Os papéis de parede feito com o famosos “tecido não tecido” também são uma ótima opção para quem quer algo mais resistente e que possa ser aplicado em áreas mais úmidas, como a cozinha e lavabo, e com pequenas irregularidades.
Confeccionado com fibras naturais (algodão e lã) e sintéticas (poliéster e polipropileno), lembra muito um tecido, mas também conta com celulose.
Emborrachado
O tipo emborrachado também oferece aos papéis de parede mais resistência. Isso porque ele tem em sua superfície uma camada de EVA. Com isso, a limpeza pode ser feita com sabão neutro e bucha.
Possui uma durabilidade muito longa, podendo chegar até mesmo a 12 anos quando bem cuidado.
Essas foram as nossas dicas para que você possa escolher um papel de parede!
Lembre-se que além dos diferentes modelos, também existem inúmeras estampas que você pode escolher para combinar com o restante da decoração.
E a Novo Lar Persianas pode te ajudar neste projeto de decoração, não só com os papéis de parede, mas também com lindas cortinas e persianas.