Como otimizar o espaço de minha sala morando em apartamento pequeno?
Devido ao ritmo de crescimento das cidades, a construção de apartamentos mais acessíveis ao bolso da população tem sido uma tendência nos últimos tempos, principalmente pelo grande impulso que o mercado imobiliário tem assistido.
Assim, cada vez mais construtoras e incorporadoras têm lançado nos grandes centros urbanos soluções de imóveis com baixa metragem, de modo a atingir um público que muitas vezes era desconsiderado no mercado imobiliário: jovens recém-formados, pessoas solteiras, casais recém-casados e ainda sem filhos e idosos, que de alguma maneira não se importam em morar em um espaço pequeno ou, que provisoriamente precisam de um local sem grandes proporções de espaço para viver.
Quem mora em apartamento pequeno precisa ter muito jogo de cintura para tentar fazer a decoração do espaço disponível de uma maneira versátil, que fique agradável ao seu desejo de conforto e, também, que possa receber visitas e de repente acolher algum animal de estimação sem ter que passar por grandes transformações.
Pensandoem oportunizar a decoração da sua sala de pouca metragem, oferecemos algumasdicas de como você pode integrá-la de uma maneira inteligente, aproveitando aomáximo possível o espaço disponível, sem perder de vista conceitos comofuncionalidade, design moderno e decoração conforme o seu gosto.
Acompanhe a seguir algumas dicas que poderão fazer toda a diferença em seu projeto de interiores, seja para apartamentos em Belo Horizonte, para lofts na serra ou uma kitnet na praia! Por meio dessas sugestões, você poderá se balizar para pensar em soluções que oportunizem uma melhor qualidade de vida e também de circulação por sua sala, indiferentemente se a irá usar também para momentos de refeições ou apenas como local de entretenimento e descanso.
1 – Tenha móveis funcionais
Mesmoque você não tenha condições de fazer o projeto de móveis sob medida, na horade usar mobília em sua sala, opte por itens que não ocupem espaço demais. Antesde inserir qualquer objeto maior, como um sofá, aparador, rack, jogo de mesa ecadeiras, calcule exatamente o espaço que cada qual irá ocupar e, desse modo,deixe ainda uma brecha para circulação. Uma ótima solução para não perder seuprecioso espaço numa sala pequena é ter cadeiras sem apoio de braços, sofás dedois lugares apenas, portas de correr entre a sala e a cozinha e também paraespaços íntimos. Isso tudo ajudará a ganhar em otimização de espaço e deixarásua sala extremamente funcional.
2 – Elimine o que não usa!
Eviteacúmulo de itens dispostos no ambiente. Evite ter informações demais emquesitos de itens decorativos, quadros, papeis, plantas, ornamentos e mesmomobílias. Pense de uma maneira prática naquilo que realmente precisa ter em suasala e no quanto este recurso é utilizado por você. As vezes, uma poltrona quevocê usa pouco pode dar espaço para uma mesa de canto que pode ser muito maisbem aproveitada. Portanto, pense na funcionalidade do local e invista em móveisque possam ter uma quantidade boa de gavetas, de modo que os itens que você nãoirá dispensar fiquem guardados de modo organizado.
Umaótima dica para quem não sabe o que fazer com objetos que não usa, é consultaralguma instituição filantrópica existente em sua cidade. Na maioria das vezes,elas se responsabilizam em ir até o local e retirar a sua doação. Com estegesto, além de oportunizar novos ares à sua sala, você ainda poderá estarajudando outras pessoas, o que é algo extremamente fantástico!
3 – Invista em uma boa iluminação
Valorize sua sala apostando em um bom projeto de iluminação. É sempre bom ter lâmpadas que consumam menos energia, por mais que elas gastem mais na hora da compra, a médio prazo a economia com energia irá ser bastante significativa, especialmente se você costuma deixar as luzes acessas com frequência em sua sala. Além do mais, aposte em cortinas ou persianas que tenham blackout em seu conjunto, de modo que seu fundo possa ficar aberto durante o dia, de modo a valorizar a entrada de iluminação natural em sua sala. A luz do sol, além de trazer alegria e renovação ao ambiente, também ajuda a aquecê-lo nos períodos de outono e inverno, o que deixará sua sala ainda mais aconchegante!
4 – Decore o espaço com bom gosto
Não importa o lugar, seja no Rio Grande do Sul ou em imóveis em Belo Horizonte. Um projeto decorativo agradável ajudará sua sala ser um espaço atraente aos olhos e, porque não dizer, também ao coração? Se você é apaixonado por viagens, vale a pena pensar numa solução que tenha pequenos detalhes ou souvenires de locais para onde já viajou, ou mesmo fotos nas paredes. Se você gosta de esportes, decorar sua sala com alguns itens que remetam à sua prática favorita irá deixar este ambiente com a sua personalidade. Enfim, na hora de decorar, pense naquilo que realmente gosta, evitando apenas exageros de quantidade de itens e excesso de cores fortes – além tendem a diminuir o espaço e, em se tratando de um apartamento pequeno, isso seria um enorme prejuízo para a otimização do local.
5 – Use espelho, muito espelho!
O uso de espelhos decorativos ajuda a abrir o ambiente, ampliando-o de maneira significativa. Então, fixe um espelho de grande proporção em sua parede da sala e deixe que ele faça sua importante missão de transmitir a sensação de maior amplitude ao espaço. Além de ser um truque fantástico, a presença de um espelho ainda deixa sua sala, por menor que seja, com um ar de sofisticação e modernidade – sendo um recurso ótimo para dar aquela caprichada no visual antes de sair de casa. Então, o espelho da sua sala poderá ter múltiplas funcionalidades, o que é sempre um ganho para quem mora em apartamento pequeno!
Gostou deste artigo? Agora que você conheceuum pouco de dicas para decorar seu apartamento pequeno, compartilhe este postem suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer algumas simplestécnicas para decorar uma sala com pequena metragem!